O que é Hidromel.
Hidromel é uma bebida milenar, fermentada, alcoólica, feita principalmente com mel, água e leveduras.
Esta pequena frase mostra um pouco sobre a bebida, porém, a coisa toda é muito mais complexa. Então vamos lá, a palavra hidromel já nos mostra que a bebida é composta de água (Hidro) e mel, mas, apenas estes ingredientes não fazem a bebida. Para que isso aconteça precisamos inocular leveduras nesta mistura e aplicar algumas técnicas para que ocorra a fermentação deste mosto e se torne Hidromel.
Resumidamente, o hidromel é uma bebida alcoólica, fermentada, semelhante ao vinho, porém fermentada com mel ao invés de uva.
Sempre surgem dúvidas para as pessoas que ouvem falar pela primeira vez sobre a bebida e a curiosidade se inicia. Segue aqui as mais comuns:
"Nunca provei Hidromel, que gosto tem?" Assim como cerveja é cerveja e vinho é vinho, Hidromel é Hidromel, sendo uma bebida onde a complexidade de aromas e sabores a tornam única também. Porém existem algumas semelhanças, ora com cerveja e ora com vinho, dependendo da técnica aplicada e dos igredientes utilizados. Mas em uma explicação rápida sobre sabor e características, pode-se resumidamente dizer que é como um vinho branco porém ao invés de se usar uva como fonte de açúcares fermentáveis usa-se mel.
"Hidromel é docinho?" Não necessariamente. É possivel, mas a gama de opções se estende muito mais além variando do seco, demi-sec, suave até o licoroso por exemplo. Isto é definido na hora de se planejar a receita, onde é escolhido o resultado final e a técnica para atingi-lo. O que determina estes estilos é a quantidade de açúcares residuais, provenientes do mel, que irão permanecer na bebida depois de pronta.
"É cachaça com mel?" Não. Definitivamente NÃO!!! Esta questão, por mais ingênua que pareça, fere o ego de quem produz a bebida. Embora exista um "drink" assim em nosso país popularmente chamado de "pica-pau" é algo extremamente diferente de Hidromel pois este é de uma natureza peculiar onde o mel sofre inúmeras mudanças devido ao processo fermentativo.
O Hidromel é uma bebida onde o álcool contido é proveniente da própria fermentação dos açúcares provindos predominantemente do mel podendo ainda ser fortificado com algum destilado também criado com base de mel. Ok, mas pode ser utilizado alguma outra fonte de açúcar ou outro destilado? Sim, porém isso pode DESCARACTERIZAR a bebida. Então vamos nos manter focados nos pontos que definem o Hidromel. A graduação alcoólica pode variar muito dependendo do produtor, proposta, estilo ou região. No Brasil a regra é bem clara onde a legislação aponta que o ABV deve variar entre 7,5° à 14°. Nos próximos posts vocês verão que existem outras possibilidades interessantes que fogem um pouco desta normativa nacional, que convenhamos, é muito pobre.
"O que esperar de um Hidromel?" Como foi dito o produto é algo único mas existem algumas coisas em comum no Hidromel, independentemente do estilo.
Aroma e sabor de mel obviamente são esperados mas não necessariamente precisam estar em destaque. Isso vai depender do tipo de mel utilizado, do estilo e também de outros ingredientes. Uma leve acidez é possível ser encontrada porém a intensidade está ligada diretamente com a proposta da receita e também com o uso de frutas por exemplo. O importante é que não seja incômoda. Um ponto que principalmente deve ser avaliado é a harmonia, o equilíbrio entre as coisas. É interessante sentir os aromas e sabores mas de uma maneira que cada um complemente o outro. Não é legal beber algo onde o álcool se sobressai ou quando algum ingrediente mascara o resto é isso vale também para os componentes criados no processo fermentativo.
Outra questão que deve ser avaliada é o aspecto visual do líquido, que vai impactar no aroma e no sabor também. Na sequência das postagens irei abortar este tema com mais rigor, mas por enquanto posso dizer que um Hidromel mal clarificado e que não esteja cristalino é um Hidromel mal feito. E estas partículas em suspensão irão com certeza absoluta alterar a experiência de degustação negativamente. Trata-se principalmente de leveduras mortas e outros componentes que não deveriam estar ali em uma bebida pronta.
Isso tende a oferecer, além do péssimo aspecto visual, aromas e sabores muito agressivos e desagradáveis. A clarificação é parte do processo de produção e faltar com isso demonstra relaxo e descaso com a bebida por parte de quem a fez.
"Quanto tempo leva para o Hidromel ficar pronto?" Bom, aqui temos mais uma questão onde depende de muitas variáveis como: estilo, graduação alcoólica, corpo*, proposta, ingredientes, residual de açúcares... Basicamente temos quatro fatores que determinam este tempo: Fermentação, clarificação, maturação* e envelhecimento* e por isso é complicado estimar o tempo de cada Hidromel. Alguns vinhos são feitos para serem servidos jovens, como é o caso de alguns brancos, outros possuem mais estrutura para serem guardados por anos e consequentemente precisam de mais tempo para maturar e envelhecer. Assim também é com o Hidromel. Mas com toda certeza mesmo para um Hidromel jovem podemos nos preparar para no mínimo três meses para que possa ser bebido começando a aproveitar o que o precioso líquido nos oferece. Claro que com mais tempo ele tende a ficar melhor. É necessário observar bem as características de cada Hidromel para que se possa aproveitar ao máximo. Ele é como um ser vivo: Nasce, cresce, amadurece atingindo seu ápice e depois começa a enfraquecer até que um dia morre. Então é crucial bebe-lo no seu auge ou o mais próximo possível disso.
Bom, creio que com estas informações já se possa ter uma boa noção do que é o Hidromel. Mas uma coisa eu digo: a melhor forma de conhecer Hidromel é provar um bom Hidromel.
Espero ter ajudado e estou a disposição para qualquer dúvida.
Henrique Nadolny Hertel.